segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ore em nome de Jesus!

Algumas horas antes de morrer, Jesus prometeu a Seus discípulos: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:14).

Dois mil anos depois, essas palavras continuam a ecoar em todo o mundo. Milhares de nós terminaremos nossas orações hoje “em nome de Jesus.”

E quanto à promessa? Se nos consideramos cristãos, provavelmente diremos que oramos em nome de Jesus. Não obstante, quem dentre nós iria sugerir que, orando desta maneira, recebemos tudo o que pedimos?

Talvez não consideremos a promessa de forma literal. Afinal, o senso comum nos diz que nosso Senhor não iria considerar a oração um cheque em branco que apenas precisa ser preenchido e assinado em Seu nome. Pais amorosos não dão aos seus filhos tudo que estes desejam. Além disso, alguns de nós seríamos perigosos se pudéssemos dizer a palavra certa e receber qualquer coisa que pedíssemos. Entretanto, se esse for o caso, por que o nosso Senhor adiante repetiu Sua promessa em honrar todos os pedidos feitos em Seu nome? (João 15:16; 16:23).

O que Jesus quis dizer quando prometeu honrar qualquer pedido feito em Seu nome? Felizmente, não precisamos adivinhar o que Ele quis dizer. No mesmo ensinamento, Jesus esclareceu que para receber respostas às nossas orações requer mais do que apenas acrescentar o Seu nome ao final de nossas petições. Ao comparar Seu relacionamento com os discípulos com a videira e seus ramos, Ele disse: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito (João 15:7).

Em seguida, o apóstolo João nos esclareceu melhor. Em sua primeira carta no Novo Testamento, ele estimula seus leitores para que continuem crendo no nome do Filho de Deus, e então imediatamente acrescenta: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito” (1 João 5:14-15).

Aqui, pela terceira vez, temos a promessa da oração respondida. Porém, todas as três sentenças parecem vir com uma condição diferente. Como podemos ter certeza que “permanecer nele” e “pedir alguma coisa em Sua vontade” são explicações do que significa “orar em nome de Jesus”?

A resposta vem em outra pergunta:

O que é em nome? No antigo Oriente Médio, nomes pessoais eram comumente escolhidos mais por seus significados do que por seus sons ou popularidade. Nesse sentido, o nome, com frequência, era considerado um reflexo do caráter de alguém.

Em uma cultura em que os nomes tinham tanta importância, o significado do nome de Jesus, consequentemente, fez mais do que proporcionar aos Seus discípulos o acesso ao Seu Pai. Quando Ele disse: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”, estava dizendo que quando nossos pedidos se alinharem com o Seu coração e vontade, Ele nos dá o que queremos.

O quê significa pedir em nome de Jesus? A resposta nos vem num modelo de oração que refletia o sentimento do próprio Senhor.

Quando os Seus discípulos pediram a Jesus para ensiná-los a orar (Mateus 6; Lucas 11), Ele demonstrou-lhes como orar em Seu nome, ao ensinar-lhes:

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome: Este era o compromisso mais profundo do Filho. Ele nasceu para honrar o nome de Seu Pai (Lucas 1:31-32).

Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu: Como expressou em Suas primeiras palavras registradas, Jesus tinha vindo para fazer a vontade de Seu Pai (Lucas 2:49; João 5:30).

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje: Ciente do que significa estar sem alimento ou abrigo, o Filho descansou na capacidade de Seu Pai de prover para Ele (Mateus 4:4; 8:20; João 4:32).

Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores: Mesmo sem pecados, Ele orou por aqueles que o crucificavam: “Pai, perdoa-lhes, porque nãos sabem o que fazem…” (Lucas 23:34).

Livra-nos do mal. Diante de insultos, fome e medo, Jesus derrotou nosso inimigo ao resistir a cada tentação para não confiar em Seu Pai — mesmo a morte sobre a cruz (Mateus 4:1-11).

Juntos, então, cada elemento da oração do Senhor demonstra como fazer pedidos em Seu nome.

Reconhecidamente, isto pode compelir-nos a orar de maneiras que, a princípio, possa parecer mais generalizada do que estamos acostumados. Contudo, o que poderia ser mais agradável ao nosso Deus do que expressarmos o nosso desejo em honrar Seu nome em todas as circunstâncias; pedir que Sua vontade seja feita diante de nossos piores medos; orar por provisão a cada dia, rogar por perdão enquanto demonstramos misericórdia em todos os nossos relacionamentos; pedir o livramento do inimigo em cada momento de tentação?

Com o tempo, podemos aprender que orar desta maneira pode capacitar-nos a concentrar nossa atenção naquilo que sabemos estar enraizado em Seu coração. Com o passar do tempo, podemos, verdadeiramente, descobrir maior convicção em nossos pedidos ao aprendermos a confiar a Ele os como e quando de Suas respostas. Com a percepção renovada do que significa orar em nome de Jesus, podemos orar juntos:

Pai celestial, ajuda-nos, por favor, a usar o nome do Teu Filho não apenas para vir com gratidão à Tua presença, mas para pedir por aquilo que nos ensinaste a pedir — por Tua honra, por amor do Teu Filho e também para o nosso júbilo.

Créditos Mart De Haan on agosto 14th, 2010

http://ministeriosrbc.org/2010/08/14/orar-em-nome-de-jesus/



Nenhum comentário: